terça-feira, 1 de abril de 2008

Compra cd ou não comprar? Eis a questão!

Estava eu nas Lojas Americanas, com dois amigos, olhando descontraidamente os CDs, quando me deparo com a capa ao lado. "Back to Black", por Amy Winehouse. E o preço: R$14,99. Quase não acreditei! Há muito desejava o álbum desta tão talentosa cantora, mas nem havia cogitado a possibilidade de comprá-lo. Imaginava-o num preço demasiado alto para a minha condição atual de "estudante ainda dependente dos pais".

No entanto, lá estava nas prateleiras uma versão promocional do disco, em que a capa é de papelão e não vem acompanhado pelo típico encarte do cd. Todavia, todo o resto era igual: mesmas músicas, mesma foto, tão original quanto o outro. Não seriam detalhes irrelevantes que me fariam pagar doze reais a mais na versão não-promocional.

Enquanto permanecia com o CD em mãos, desenvolvia tais pensamentos, quando Pedro falou algo como:

--Não compre esse CD! Ela já está rica demais. Posso baixar todas as músicas para você.

Eu tinha que admitir esse fato: estaria dando mais dinheiro para alguém já tão rico, que por sinal adora gastar suas finanças em todo tipo de droga. Para que gastar minhas limitadas economias em algo que poderia ter facilmente acesso de graça?

Neste momento, lembrei do meu pai, mestre em comprar discos em promoção (e com um ótimo acervo de CDs, diga-se de passagem). Lembrei, pois, o quanto me satisfazia, ao chegar em sua casa, ter aquela enorme opções de CDs para ouvir, capas e encartes para olhar, relembrando discos que marcaram minha infância... Nossa geração, ao contrário da dos meus pais, quase despreza os discos compactos. É considerado por muitos como algo ultrapassado. A moda agora é baixar todas as músicas e passar para o mp3, mp4, mp5, seja qual mp for, tapando seus ouvidos para o resto do mundo. Alguns ainda passam as tão amadas músicas para um cd virgem (de validade mais curta que o cd original); outros preferem deixá-las no computador. Não me imagino colocando um filho meu (que porventura eu venha a ter, num futuro distante) para dormir ouvindo músicas vindas de um computador. Mesmo se eu me utilizar da tática de grave-las em CDs virgens (para escutá-las melhor no aparelho de som), meus filhos, quando maiores, não se divertirão vendo as capas e encartes de álbuns antigos, tal qual hoje me encanto vendo as dos vinis.

Nada contra baixar músicas. Eu mesma de vez em quando faço isso e amo essa facilidade. É maravilhoso ter disponíveis músicas de graça! Ainda sim, sou amante dos CDs. A ansiedade em chegar em casa, após a compra de um novo álbum, para colocá-lo no som, deitar no sofá, e tranqüilamente ouvir suas músicas... Isso vale tudo!

Por isso, acabei rejeitando a proposta de Pedro e decidi levar para casa o novo disco de Amy Winehouse. E foi com prazer que desfrutei de todas as suas músicas antes de dormir! Deixa para a próxima as músicas baixadas. ;p

16 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

oba que eu vou copiar esse cd pra mim
hehehe
mas, psiu viu? segredo... pq é crime sabe?
huahaha
ótimo teu texto
tem usado bastante teu cotididano ein! Teu blog tá quase um diário
huehehe
beijOo rai , tá muito bom de novo.

Dante Accioly disse...

Faz tempo que não compro CDs. É muito caro MESMO. Mas essa idéia de lançar versões promocionais é muito boa. É um piratão legalizado. Aposto que, se as gravadoras fizessem isso com todos os artistas, não perderiam tanto dinheiro com a pirataria. Acho que muita gente preferiria comprar CD com capinha bacana e fotos do que recorrer àqueles arremedos de disco com o nome do artista carimbado em cima. :) Beijo, sobrinha!

Jéssica Welma disse...

Raiana, muito bom o seu texto!
Sua opinião tem um ângulo realista q ultimamente temos deixado de lado.
Tenho em ksa vários lp´s que, por sinal, tenho o maior ciúme(bem como o dono: meu pai!); desejo tb q meus filhos tenham o mesmo prazer q tenho em apreciar o estilo do disco e a cultura q foi marcada por ele...

Um abraço!

Jéssica Welma

Jéssica Welma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raiana disse...

Íron: é verdade, meu cotidiano acaba sendo também minha inspiração. E pode copiar o cd à vontade!
Tio: já existem várias dessas versões promocionais de outros artistas. Aproveite essa fase de cds promocionais!
Jéssica: certeza, os lp's que foram dos nossos pais são como tesouros para nós! Wue os cds tb sejam para os nossos filhos no futuro!

Germana Accioly disse...

que engraçado,
eu sempre pensei como você. é claro que já copiei alguns álbuns, mas sinto prazer em comprar o CD, abrir aquele plástico chatinho de violar, sentir o cheiro da tinta gráfica no papel do encarte, ler os agradecimentos, a ficha técnica. no final, olhar até os direitos autorais. isso é um ritual. e estamos tão órfãos deles!

Germana Accioly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prinzessin disse...

ter o cd vai ser sempre diferente =~
faz tempo q eu não compro um, mas isso tb acontece pq acabo baixando mp3 de musicas q estão só na moda e eu não faria questão de investir dinheiro nelas, sabe?
mas tem mto cds baratinhos por aí e se eu gosto msm do artista, acho q vale a pena comprar!
mto bom o texto, rai!=)
;**
Kami

Garota Mundana disse...

hj a Tai me mostrou esse CD!!=DD
siiim, eu esqueci de perguntar...como faz pra por link no blog??
eu tenho já há um tempo e ainda não descobri, dãh!XD
;**

Rafael disse...

eu concordo com o pedro viu!!!
pode ser o preço q for, se fosse 6 reais valia a pena!!!

Raiana disse...

Germana: realmentte, estamos órfãos de cds, mas ainda amo esse ritual!
Kami: massa o cd né? xD
Rafael: vc fala isso pq até hj ñ devolvi teus cds, né? Vou devolvê-los o mais breve possível! xD

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Faça a coisa certa. Esse é o título de um filme que eu vi há muitos anos. É o que me guia até hoje. Felizes os que têm fome e sede de justiça. É a mesma coisa. O importante é ser justo sempre. Mas o que é certo? Só o EU INTERIOR de cada ser sabe a resposta. Eu não compro discos piratas porque considero isso uma coisa errada. E eu não faço mais coisas erradas conscientemente. Essa é a minha luta diária, é o meu propósito de vida (o percorrer os caminhos que têm coração). Vale lembrar que o dinheiro de um cd não vai apenas para o artista e músicos, nem só para a gravadora. Existem muitos trabalhadores pobres anônimos envolvidos nessa rede comercial. Beijos de amor do pai.

saulo. disse...

sim, sim... u¬û eu acho q entendo exatamente quando vc diz "A ansiedade em chegar em casa, após a compra de um novo álbum, para colocá-lo no som, deitar no sofá, e tranqüilamente ouvir suas músicas..." nossa, ha quanto tempo que eu nao faço isso! eh realmente muito bom comprar um cd novinho do seu artista favorito. pena q as vezes eles sao caros. eu tanto gosto de cd's originais (por causa dessa sensaçao) quanto gosto de mp3(pela facilidade d escuta-las), mas nada como ver ali nas suas maos o verdadeiro encarte, o acabamento, a produçao...

quero comprar um cd novo! xDD