sábado, 29 de março de 2008

Último Romântico




Sim, sou romântica. Sou nostálgica e saudosa. Sempre estou a relembrar meu passado, como se quisesse recuperar uma felicidade perdida. Sempre estou a relembrar momentos infantis como os mais puros de minha existência.

Sim, sou romântica. Sou estranhamente melancólica e sentimental. Dou demasiada importância às emoções, permitindo que estas aflorem, de maneira até exagerada para muitos. Sinto-me invadida por acessos de choro e raiva imensa.

Sim, sou romântica. Valorizo a amor intenso e as paixões avassaladoras. Dessa forma, me parecem muito mais reais. É como se acendessem uma chama que me impulsiona a viver intensamente.

Sim, sou romântica. Sinto-me atraída pelo mistério e pela morbidez, apaixonada que sou pelas diversas formas em que a tristeza e a escuridão se manifestam no homem. O pessimismo parece por vezes se apossar do meu ser, sussurrando ao meu ouvido idéias de abandono deste mundo.

Sim, sou romântica. Ainda me encanto com as novelas de cavalaria e lendas medievais. Sou grande apreciadora das lendas celtas, dos contos fantásticos de bruxas e ilhas perdidas nas brumas. Ainda me sensibilizo com os amores impossíveis de cavaleiros e damas.

Sim, sou romântica. Ainda acredito em utopias de um mundo totalmente justo, onde não há espaço para a exploração humana e todos são tratados como iguais. Onde seria possível a sociedade alternativa do mestre Raul!

Então não, não sou romântica...

Não sou romântica por que não me volto apenas para o meu ego. Exatamente pelo fato de almejar à mudanças sociais, saio desse mundo particular para enxergar todo o coletivo que me cerca.

Não, não sou romântica. Não acredito na figura de heróis perfeitos. Um grande feito nunca parte de uma única pessoa, e sim de várias. Gosto de lembrar estas pessoas que foram esquecidas pela história, mas que realizaram silenciosamente grandes ações. E de lembrar o herói como um humano, cheio de defeitos, igual a tudo na vida.

Não, não sou romântica. Vejo o humano multifacetado, e não plano, feito apenas de sentimentalismos e amores puros. O ser humano é sentimento e é instinto. Sou admiradora da análise psicológica do ser como um todo.

Não, não sou romântica. Não idealizo o objeto amado como perfeito e intacto. Não tenho a ilusão de encontrar o príncipe encantado medieval. Gosto de saber que ele é tão cheio de defeitos e incertezas quanto eu o sou. Não o vejo, dessa forma, como algo que me é inalcançável.

Não, não sou romântica. Não acredito no casamento como o principal objetivo das paixões, em que depois da cerimônia tudo é apenas felicidades. Visualizo, na verdade, muitos problemas inerentes ao ato do casamento, que eu talvez não seja capaz de, no futuro, suportar.

Não, não sou romântica. Não tento enfeitar a realidade com flores e criar um mundo à parte, na ilusão de que este último condiz com a realidade. Procuro enxergar as coisas de maneira pouco mais realista, em vez de encher-me de ilusões absurdas.

Pelo menos isso é tudo que penso ser, porque, na verdade, sou uma incoerência, tal qual esses pensamentos sobre eu mesma talvez o sejam. Verdadeiramente, sou uma grande contradição... Tal qual os românticos o são... Sim, afinal, sou uma romântica!

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Romântica messmu!!!
Até demais!! ;p
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

ha poucos dias atras eu levei uma bordoada de um amigo meu que disse (na verdade ele confirmou o que eu jah sabia) q eu tava sendo mt sentimental. em grande parte eu ateh me deixei concordar com ele, talvez ele estivesse certo, eu nao sei.
só sei que um pouco depois dessa conversa, eu pensei q podia estar realmente "pondo flores onde nao devia". tipo - nao se deve tentar esconder ou esquecer uma verdade, e sim olha-la nos olhos, e dizer "eu sei q vc existe e que é cruel", e continuar andando à frente.
e eu tou sendo sentimental d novo. acho q ele tava certo. sei la.
d qqr forma , seu texto tah ótimo!
uma bela poesia em prosa! ^^/

Anônimo disse...

ei rai,
adorei, viu?
o paradoxo que tu estabeleceu em ralção às tua convicções é muito bom, porque tu mostrou que todos temos um pouco de romântico e outro pouco de não romântico, muito bom
beijOo

Garota Mundana disse...

e quem não é uma contradição, né?
acabei me identificando com o texto todo, se bem q eu acabo me enquadrando mais na parte utópica da coisa...=~
e os textos são mto bons!!=D
ah, qto ao texto do vestiba...cara, a gente num tem como estudar todos os dias não =~ eu msm enrolei mtooo no terceiro ano...mas tb abri mão de mtas coisas e eu me arrependi um pouco por ter parado as minhas atividades, sabe?pq depois custou pra eu voltar pra elas...entao tipo, por mais neura q esteja o negocio, não abdique dos momentos de ser humana, senão depois vc se arrepende!;D
Beijoos =**

Raiana disse...

Somo todos sentimentais e românticos e utópicos! quem consegue negar isso??
E vc tem razão, kami, vou tentar não abdicar de coisas tão importante qto vestiba!
beigada pela visita! xD
Bjos!!