sábado, 12 de abril de 2008

Mistérios

Dois velhinhos estavam casados há mais ou menos quarenta anos. Tinham uma tradição desde que eram novos: no dia dos namorados, ela fazia um bolo de fubá para o seu marido. Entretanto, num certo ano, depois de tantos de casados, ela esqueceu-se, e só no dia seguinte lembrou que não havia preparado o bolo. Com preocupação, falou ao seu marido:

--Esqueci-me de preparar o bolo ontem! Irei fazer agora!

Com certa surpresa, ela ouviu a resposta do esposo:

--Não, não precisa!

--Mas você gosta tanto! – ela exclamou

--Na verdade eu não gosto muito, eu comia porque você gostava de fazê-lo e eu não queria desagradá-la!

Quem me contou essa história foi um professor de português que tive, quando fazia a 8ª série, e nunca esqueci. Só depois de tanto tempo, a mulher teve conhecimento do verdadeiro gosto da pessoa com quem vivia há tantos anos. E nós, que temos amigos, por exemplo, de apenas quatro anos, já achamos conhecer tudo dele!

Ingenuamente, achamos que, após alguns anos de convivência com alguém, já conhecemos tudo da personalidade daquela pessoa. Até nos sentimos no direito de prever suas atitudes frente à determinada situação. O relato do meu professor me fez pensar que, talvez, não seja bem assim. Mesmo depois de anos num relacionamento com alguém, talvez jamais conheçamos totalmente essa pessoa. Porque, verdadeiramente, somos todos um grande mistério. E este que incita às grandes paixões.

Ver no outro um eterno mistério é estar eternamente enamorado. A cada dia, a pessoa amada pode apresentar-se como algo novo. E você, que pensava conhecê-la tão bem, descobre que ela possui muito mais a ser desvendado. Essa sensação é tão estranhamente fascinante! Porque é maravilhosa a concepção de “metamorfose ambulante”. Todos nós somos (ou no mínimo, estamos sempre propícios a ser). A toda hora estamos em constante mudança. Um curto momento pode mudar toda nossa concepção sobre a vida e, de repente, nos descobrirmos totalmente diferentes do que antes éramos. Somos também um grande mistério para quem nos ama!

Talvez seja essa uma das mágicas dos relacionamentos humanos. Crescendo juntos, vivendo juntos, sempre descobriremos algo novo sobre o outro e sobre nós mesmos. Apesar da certeza ser algo aparentemente confortável, nada nos é certo nessa vida, a não ser a morte. E talvez seja justamente a dúvida sobre todas as coisas o que mais nos encanta no ato de viver. A toda hora, esse encanto se faz presente até mesmo nas pessoas mais próxima, aquelas que achamos conhecer tão bem. Num momento repentino, essas mesmas pessoas podem se revelar como algo totalmente inusitado, despertando novamente a curiosidade em entender aquele antigo mistério, que para sempre será um mistério.

10 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jéssica Welma disse...

Acredito q, às vezes, é desvendando, ou tentando desvendar, os mistérios das pessoas que estão ao nosso redor que conseguimos entender os nossos...

Lindo o seu texto!
Parabéns!

bjo!
:)

Rafael disse...

o mistério é realmente fascinante! nada mais prazerosa do que redescobrir a pessoa amada a cada dia!!
no meu caso só falta a pessoa amada!!
uiahiuahiauhiha

adorei o texto ea história!

=]

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eita! então eu não te conheço nem um pouco ein...
quem é vpcê mesmoi?
hehe
mas é isso, sem o mistério, sem o desconhecido, a relação perde a graça.
beijOo, desconhecida :D

Tainara de Carvalho disse...

Muito legal o texto Rai :)
Acho que aceitando que os outros podem mudar, incentivamo-nos a mudar também, não é mesmo?
Não temos que ter medo do mistério, temos é que tentar desvendá-lo!

Anônimo disse...

Minhas filhas. Será que é possível desvendar algum mistério? Será que o que pode ser desvendado não é antes um enigma? Quem saberá? Para mim, diante do mistério só o silêncio e a aceitação. É um mergulhar de cego no vazio. Beijos de amor.

Garota Mundana disse...

n'os mesmos nao sabemos nem os nossos pr'oprios misteri'os nee?
e estamos sempre mudando mesmo, cada dia aprendemos uma coisa, nossas concepcoes mudam e as vezes podemos ate nos flagrarmos defendendo algo que outrora criticavamos...=P
e tem certas situacoes que por mais q imaginemos como vamos agir, soh da pra saber na hora H, quando a gente sente na pele...
muito interessante a historia do casal =) e o interessante eh q a cada ano ficava mais dificil pra ele dizer q nao gostava do bolo nee?ao menos eu acho q cada vez ficava mais dificil dizer q nao gostava =~ eu jah passei/passo por algo semelhante...um amigo nosso sempre me trazia um doce que eu nao era mto a fim, pq um dia deu um mal entendido...eu flei q gostava, mas era de um outro tipo...8D soh q ai ele parou de dar os doces, mas eu nunca disse q o q eu gostava era outro...XD
bjooos =**
p.s.:aaah aquele programa de debate do lobao eu assisto de vem em qdo, eh bem legal msm!=D

Raiana disse...

Obrigada por todos os comentários. cada um me fez pensar de uma forma nova a qustão dos mistérios. Obrigada por me fazerem crescer nas minhas visões! =) Espero sempre receber novas opiniões e idéias que me ajudem a ampliar meus pontos de vista!
Bjos a todos!

saulo. disse...

somos um grande misterio ate para nos mesmos. sera que um dia vamos todos nos conhecer por completo? há tanto pra se saber sobre si mesmo e sobre os outros como há para se saber sobre o mundo. ha um grande espaço desconhecido entre nós mesmos, as pessoas e o mundo. viver é descobrir tudo isso!

tambem penso bastante sobre isso =]
parabens pelo texto! =D